O SEO é uma ferramenta fundamental para qualquer tipo de negócio. De grandes empresas até negócios iniciantes, todos eles se beneficiam com o uso dessa técnica.
Caso você esteja começando com o seu negócio ou sentindo falta de boas estratégias de marketing para o seu empreendimento, conhecer um pouco mais de SEO com certeza te trará uma nova visão.
Neste artigo você vai compreender como esta técnica irá agregar no marketing do seu negócio e, consequentemente, como ele trará melhores resultados para você e sua empresa.
O que é SEO
Antes de qualquer coisa é importante entender o que é SEO, que é a sigla para Search Engine Optimization. Traduzindo, pode-se dizer que é uma Otimização do Mecanismo de Busca.
Para entender melhor a respeito do conceito, vamos fazer um exercício: quando você faz uma pesquisa no Google ou em qualquer outro site de busca, o que será que determina aqueles conteúdos que aparecem em primeiro lugar?
Excluindo a questão dos anúncios (que são pagos), os primeiros resultados estão ali justamente por atenderem aos bons requisitos de SEO.
Então, resumindo, esta é uma ferramenta que irá ajudar o seu artigo a ficar nos primeiros resultados do Google.
A técnica consiste em diversas “regras” de escrita e avaliações ao decorrer do seu conteúdo. Quem investe em SEO está investindo em uma boa posição nos sites de busca da internet.
Como conseguir rankear no Google?
E como conseguir rankear bem no Google? Qual é o segredo? Na verdade, os requisitos do mecanismo de busca otimizada são dinâmicos e podem variar ao decorrer do tempo, mas há alguns parâmetros básicos que fazem parte do processo:
Técnicas de SEO
Primeiramente, você precisa seguir as “regras” que estão vigentes para que o seu artigo fique bem colocado. Isso envolve quantidade de palavras ideias, bons títulos, quantidade de linhas por parágrafo, uso de bullet points e assim por diante.
Conteúdo relevante
Não importa o quanto você siga as regras de SEO se o seu conteúdo não for, de fato, relevante.
Por isso, é muito importante que você realmente avalie o que o seu público-alvo está buscando. Use seus artigos para trazer coisas que sejam interessantes e que agreguem na vida das pessoas.
Ao terminar de ler aquilo que você está trazendo, o lead deve sentir que efetivamente aprendeu algo. Isso dará maior credibilidade para o seu conteúdo.
Boa escolha de palavras-chave
O seu conteúdo deve ter palavras-chave, ou seja, a palavra principal do seu artigo. É a palavra ou o termo pelo qual as pessoas buscam no Google para encontrar o assunto relacionado.
Por exemplo, podemos dizer que a palavra-chave deste texto é “SEO” ou até mesmo “topo do Google”.
Há ferramentas que fazem o rastreamento dos termos mais pesquisados para lhe ajudar a escolher.
Nada de plágio
É muito importante que o seu conteúdo seja original. Se for detectado plágio de outros conteúdos da internet, o seu artigo perderá vários “pontos”.
Benefícios de um bom posicionamento no Google com SEO
E, no final das contas, qual é o benefício de estar no topo do Google? Bem, isso você mesmo pode responder!
Quais são os sites que você mais costuma acessar quando faz uma pesquisa? Provavelmente os três primeiros (e, muitas vezes, apenas o primeiro).
Ou seja, quanto melhor estiver posicionado o seu conteúdo – e, consequentemente, o seu site – maior será o volume de leads acessando sua página.
O conteúdo com SEO, inclusive, deve ser feito por profissionais do marketing. Quer saber como impulsionar a imagem da sua empresa? Acesse o site da Exoos.