E-commerce ou loja virtual, nada mais é que um comércio eletrônico, ou seja, toda modalidade de transação comercial de compra e venda realizada através da internet com o uso de um equipamento eletrônico.
Ter um e-commerce é o sonho de muitos empreendedores que veem no mundo virtual uma forma de aumentar seus lucros e ampliar ainda mais seu negócio. Porém, sabe-se que tudo que é realizado com sucesso, tem-se por trás um planejamento ou um plano de negócios. Tudo é colocado na ponta do lápis, quais são os custos, as formas de pagamento, forma de entrega, entre outros detalhes, inclusive as vantagens e desvantagens de se ter uma loja virtual. Para o e-commerce não é diferente, entrar nesse mundo virtual realmente gera muitas dúvidas.
Todos os dias surgem novas empresas de comércio online, algumas delas fazem muito sucesso, então se você é um empresário é natural que se pergunte: será que eu também devo criar minha loja virtual?
Os consumidores querem ter mais comodidade ao fazer suas compras. Com o tempo cada vez mais escasso para se dirigirem a um centro comercial como o shopping center, os consumidores brasileiros adotaram a loja virtual como solução para adquirir os mais diversos produtos com preços mais competitivos.
É muito mais fácil comparar preços na internet e conferir a disponibilidade dos itens do que ir de loja em loja. Por esse motivo, as pessoas estão acessando e comprando cada vez mais produtos e serviços pela internet.
Continue lendo o artigo para você entender quais são os benefícios para você abrir uma loja virtual.
Vantagens que a loja virtual trás
1 º Momento Zero da Verdade
O mundo está cada dia mais globalizado e torna-se essencial a presença das empresas na internet, pois é neste ambiente que se encontram as pessoas.
O comportamento do consumidor hoje em dia funciona da seguinte forma: o consumidor recebe o estímulo das empresas, que é gerado através de anúncios, propagandas ou boca a boca; depois disso ele vai pesquisar informações sobre o produto anunciado e sobre a empresa, só depois de pesquisar, se ele ainda se identificar com o produto, realizará a compra e poderá ter a sua própria experiência com aquele produto.
O Momento Zero da Verdade é o momento crítico, se o cliente estiver querendo fazer a compra naquele momento, pela internet, sua empresa tem que estar lá. Caso você não tenha uma loja virtual e seu concorrente tenha, certamente você perderá esse cliente para seus concorrentes.
2º Mais Visibilidade e Crescimento Comercial
Uma loja física que passa a negociar no ambiente virtual quebra suas barreiras geográficas e aumenta a possibilidade de realizar vendas. Ela advém de uma praça local para marcar presença nacional ou mesmo global.
Vantagem em poder apresentar todas as informações do produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos de qualidade, vídeos explicativos, preço, fretes e tempo de entrega. Por isso é tão importante fazer uma descrição perfeita.
3º Estar disponível para seu cliente comprar qualquer hora e em qualquer lugar
Ter uma loja virtual é a forma mais barata de fazer com que sua empresa esteja sempre presente no momento zero da verdade. Sua loja está aberta para seu cliente a qualquer hora e em qualquer lugar. Se seu cliente quiser comprar as 2:00 horas da manhã de um feriado, ele poderá fazê-lo.
Além disso, permite acesso a qualquer momento com uso de smartphone, tablet, computador, notebook, etc., que tenha acesso à internet.
4º É mais barato que manter uma loja física.
Manter uma loja virtual é muito mais barato do que manter uma loja física, ela fica aberta 24 horas por dia e você não precisa pagar aluguel de um ponto comercial, atendentes, caixas, vitrine, estrutura. Claro que também existem gastos para manter uma loja virtual, mas são menores do que o de manter lojas físicas.
A loja virtual pode ser gerenciada a partir de um pequeno escritório em sua casa, enquanto a loja física demanda de um espaço maior. Esse espaço gera gastos com aluguel, equipe, eletricidade, água, produtos de limpeza e outros materiais.
Os gastos que envolvem a criação de uma loja virtual são menores, pois você precisará de um endereço na web e pode construí-la em uma plataforma que entregue a maioria ou a totalidade das soluções já prontas.
Após comprar o domínio é importante encontrar uma agência profissional para criar seu site e personalizá-lo.
5º Números e dados sobre o futuro do e-commerce são positivos
O crescimento de 2013 foi de 29%, o e-commerce brasileiro fechou o ano com um faturamento de 31,11 bilhões de reais, superando em mais de R$ 7 bilhões os números de 2012.
Segundo o site da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a conta surpreende pois o número é 11% acima dos R$ 28 bilhões previstos inicialmente.
6º Total controle sobre a loja virtual
Hoje em dia existem plataformas mais fáceis de gerenciar, por exemplo, quando contratam nossos serviços, recebem também o treinamento para a gestão da loja, tornando-se aptos a incluir, excluir produtos, modificar banners, acompanhar vendas, e realizar todas as demais tarefas necessárias para a ótima gestão de seu e-commerce.
7º Canal de Relacionamento
Uma boa loja virtual, desenvolvida com a devida análise do público alvo, passa credibilidade à sua empresa. Com ela você também pode explorar o relacionamento com os seus clientes, pois é mais um local onde os eles podem ver e se comunicar com a sua Empresa.
8º Marketing direcionado para o público alvo.
Ter um site faz com que a comunicação entre sua empresa e seus clientes melhore, já que esse é mais um canal de comunicação onde a propagação da informação é feita em tempo real.
Diferente do marketing off-line, onde você direciona esforços para grandes massas, o que torna essa modalidade muito cara, no marketing digital você segmenta as ações e alcança diretamente o seu público-alvo.
9º Controle sobre o retorno de investimento ROI
No mundo online, você monitora facilmente o número de visitas ao site, as páginas mais acessadas, o tempo que os usuários permanecem nelas e os anúncios em que clicam, entre outros dados. Com isso sua empresa pode controlar melhor os investimentos de marketing analisando as ações que geraram maior retorno.
Possibilidade acompanhar seus negócios e controlar os resultados, gerar controle de estoque de forma simples, o número de vendas, faturamento mensal, além de conhecer o perfil dos clientes, o nível de satisfação, etc. O varejista virtual tende a entender o comportamento de seus clientes, entender o que o cliente realmente procura, analisar resultados de campanhas, taxas de conversão, para que assim, possa criar estratégias de comunicação e vendas. Planejar e controlar os resultados é fundamental para viver o progresso do seu e-commerce.
Pena que nem tudo é um mar de rosas…
Infelizmente, a loja virtual apesar de ter vários fatores que beneficiam você abrir uma loja virtual, também existe desvantagens para quem está pensando em abrir um e-commerce. Vamos então começar a falar um pouco sobre eles, continue lendo!
1º Experimentação
Não ter a opção de experimentar, tocar, sentir, provar ou conhecer o produto antes de realizar a compra é um ponto crucial, o que explica o fato de muitas pessoas conhecerem o produto na loja física e comprar na virtual em virtude de o preço ser mais atrativo. Por esse motivo, mostrar os detalhes do produto, descrever, ter o maior número de informações possíveis, as cores disponíveis e o mais importante, ter fotos de qualidade é um grande diferencial. Para vender mais, faça a diferença.
2º Insegurança
O cliente pode ficar inseguro por ter pago o produto e não poder ter em mãos de imediato. Ainda existem muitos clientes que não se sentem seguros de informar seus dados pessoais ou bancários, número do cartão de crédito, etc. É essencial contratar uma empresa especializada para implementar protocolos de segurança que protejam os dados dos clientes. Obtenção de certificados de segurança e “blindagem” contra fraudes e hackers podem custar caro, mas lembre-se que investir em segurança é fundamental para atrair o cliente.
3º Atrasos
Possíveis atrasos na mercadoria ou danificação do produto durante a entrega pode fazer com que aquele cliente se decepcione com as compras online. Organização é fundamental, ficar atento aos pedidos e embalar corretamente o produto vai fidelizar os clientes antigos e com essa experiência positiva poderá atrair os novos. Ter cuidado é essencial!
4º Possibilidade de troca
Comprar artigos de vestuários (como roupas, calçados, etc) ou cosméticos (perfumes, por exemplo) ainda é uma questão delicada, pois não permite experimentar, tocar ou sentir o produto, ou seja, o cliente ainda se sente inseguro em realizar uma comprar virtual por medo de errar no tamanho, na cor, no modelo, etc. Justamente por esse motivo, criar uma descrição bem feita, com detalhes, informações claras, apresentar fotos de qualidade e em alguns casos, até vídeos explicativos é tão importante. Dessa forma, o cliente se sente mais seguro e o número de troca/devolução cai bastante. A política de troca da loja virtual está igualmente sujeita ao código de defesa do consumidor.
Conclusão
Eaí, vale a pena abrir uma loja virtual? Com a tecnologia e o surgimento da internet, surge também uma nova forma de comércio e de atendimento ao consumidor. Em 2015, o comércio eletrônico completou 20 anos no Brasil, surgiu em meados dos anos 90 e cresceu de forma assustadora nos últimos cincos anos. Mesmo em tempos de crise, o comércio varejista virtual continua crescendo. Agora, os consumidores não precisam mais sair de casa ou do trabalho para fazer compras – podem fazer tudo em qualquer lugar, a qualquer hora, com acesso à internet. Não tenha medo de errar. Ao iniciarmos um novo projeto, é comum sentirmos um pouco de ansiedade e medo, especialmente quando estamos investindo tempo e dinheiro. O processo de tentativa e erro é essencial para ter sucesso com um site, principalmente se tratando de uma loja online. Portando, se arrisque e crie a sua loja. Boa sorte!
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