Como vender pelo Instagram Shopping em 2022

Tempo de leitura: 10 minutos
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Se você deseja saber como vender pelo Instagram Shopping em 2022, neste artigo encontrará um guia completo, com as principais etapas para montar uma estrutura de vendas na rede social que mais cresce no mundo inteiro.

O Instagram vem crescendo cada vez mais, com um número de seguidores cada vez maior e ferramentas que vêm sendo aperfeiçoadas quase que mensalmente, vender no Instagram Shopping em 2022 é atualmente uma das melhores alternativas em termos de mídias sociais.

Muito embora seja uma rede com um enorme potencial para as vendas online, o fato é que são poucos os empreendedores que sabem de verdade, como vender pelo Instagram de forma profissional.

Seja para criar um negócio totalmente baseado em vendas pelo Instagram, como muitos empreendedores vêm fazendo nos últimos tempo, ou para criar mais um canal de vendas para lojas virtuais, este é o lugar para se estar.

A grande dúvida da maioria das pessoas é justamente como vender pelo Instagram. É claro que muitas pessoas já fazem isso, forma instintiva, ou então pressionadas pela situação, como ocorreu durante o episódio da pandemia de COVID-19 em 2020 com duração até hoje.

O problema é que sem as ferramentas e técnicas apropriadas, você não consegue extrair o máximo do potencial que o Instagram tem, para vender seus produtos ou serviços, e com isso ganhar muito mais dinheiro do que você ganha atualmente.

Para ajudar você a vencer este desafio, criamos um guia completo sobre como vender pelo Instagram, com as principais etapas para você montar uma estrutura de vendas pelo Instagram, realmente profissional e lucrativa. Confira abaixo!

O guia completo sobre como vender no Instagram

Confira abaixo um guia completo sobre como realizar vendas pelo Instagram de forma profissional e com isso extrair o máximo dos recursos que esta plataforma oferece em termos de vendas online.

Para facilitar a apresentação deste passo a passo, dividimos este guia em 9 tópicos:

  1. Criação de uma conta comercial
  2. Criação de uma página no facebook
  3. Cadastramento de produtos
  4. Ativação do Instagram Shopping
  5. Estrutura de pagamento
  6. Público- Alvo
  7. Geração de conteúdo
  8. Conclusão

Para você conseguir ter sucesso e vender pelo Instagram Shopping em 2022, siga essas dicas abaixo:

1 – Criação de uma Conta Comercial

Como vender pelo Instagram é um negócio, nada mais lógico do que transformar o seu perfil pessoal, o padrão para criação de contas no Instagram, em uma Conta Comercial, para poder usufruir de todas as vantagens da plataforma, além de ficar bem mais profissional.

O perfil comercial oferece várias vantagens sobre o perfil pessoal, entre elas podemos citar:

  • Painel para análise de dados de desempenho do seu perfil;
  • Informações sobre as pessoas que acessam suas publicações e seguem você;
  • Possibilidade de impulsionamento de publicações;
  • Métricas das suas ações no Instagram
  • Possibilidade de criação de links nos Stories.

Além disso, te possibilita na integração entre o Facebook e Instagram, para efeitos de criação de uma loja virtual nestas plataformas, só pode ser feita com uma conta comercial.

Como vender pelo Instagram obedece basicamente às mesmas regras e diretrizes sobre vendas que vigoram no Facebook, esta mudança é fundamental.

Por isso, não pense duas vezes, se o seu perfil do Instagram está como pessoal, mude imediatamente para o comercial para poder realizar vendas.

2- Criação de uma página no Facebook

Outra das etapas fundamentais para quem deseja saber como vender pelo Instagram é criar uma página no Facebook, que servirá como base para o seu F-commerce, ou seja, estrutura de vendas no Facebook e também no Instagram.

Isto se torna necessário por três motivos:

Ferramentas mais sofisticadas – O primeiro motivo é que algumas das funções mais sofisticadas para vendas no Instagram só estarão disponíveis, se você tiver uma página vinculada ao seu perfil comercial;

Melhor interação com seus seguidores – O segundo motivo é que conectando seu perfil a uma página, você poderá interagir com os seus seguidores no Instagram, diretamente pela plataforma do Facebook, que é bem mais completa;

Gerenciamento de anúncios – O terceiro motivo é que ao fazer esta conexão, você poderá criar e gerenciar seus anúncios no Instagram, os Instagram Ads, pela plataforma do Facebook, que oferece bem mais opções para a criação de anúncios no Instagram.

Na sua página do Facebook, é importante que você faça algumas otimizações de campos, como o “Sobre” e outros que influenciam na hora de você ser encontrado nas buscas realizadas no Facebook, Instagram, e até mesmo no Google.

Como vender pelo Instagram e Facebook é também conseguir visibilidade em todas as oportunidades em que isso é possível, estas otimizações são fundamentais, principalmente para atrair novos clientes em potencial para o seu perfil.

Com a criação e otimização da página, a sua estrutura básica, em termos de perfil e página estará criada, mas como vender pelo Instagram exige obviamente uma estrutura de e-commerce, vamos ver como fazer isso gratuitamente usando estas duas plataformas.

3- Cadastramento de produtos

Depois de criada a sua conta profissional no Instagram, é hora de começar a cadastrar seus produtos. Nesse ponto você deverá antes de tudo, fazer um planejamento prévio das suas categorias de produtos, da mesma forma que fazemos quando estamos criando uma loja virtual formal.

Além disso, precisará prestar muita atenção a dois pontos chave:

Fotos de Produtos – A importância das imagens é inquestionável, por isso, capriche na hora de tirar as suas fotos. Boas fotos podem ser feitas até mesmo com um celular, mas é preciso tomar cuidado com a iluminação e enquadramento;

Descrição dos Produtos – Uma boa descrição de produtos ajuda a vender, por isso, vá direto ao ponto, dando o máximo de informações possível e esclarecendo todos os detalhes sobre os seus produtos.

Como vender pelo Instagram, entre outras coisas é conseguir exposição, em todas as dimensões da estrutura de ecommerce que você está montando, é necessário também que você promova algumas otimizações na sua loja virtual, ajustando informações de disposição de guias.

Feita a configuração da loja e cadastramento dos seus produtos, é hora de aguardar pela aprovação da loja pela equipe do Facebook. Isso pode demorar de dois dias até uma semana.

4 – Ativação do Instagram Shopping

Com a sua loja virtual montada no Facebook, ou com o seu Catálogo de Produtos criado, chegou a hora de ativar o Instagram Shopping.

Instagram Shopping nada mais é do que a ferramenta que permite a você realizar as vendas dentro do próprio Instagram, criando assim uma verdadeira loja virtual dentro da plataforma.

Com ele ativado, seu perfil exibirá uma nova aba no seu feed, com o ícone da “bolsinha”, agilizando assim o processo de busca e compra na plataforma.

A ativação do Instagram Shopping só pode ser feita depois que o Facebook tiver aprovado a sua loja. Por isso, fique atento à mensagem ou e-mail do Facebook informando sobre a aprovação da loja.

5 – Estrutura de pagamentos

Até aqui você já viu como vender pelo Instagram, do ponto de vista de estrutura, mas ainda existe a questão de como receber pelas suas vendas, não é mesmo? Não se preocupe. Vamos mostrar como resolver este problema também.

Curiosamente essa é a parte mais simples. Você pode incorporar um sistema completo de recebimentos, com boleto, cartões de crédito e parcelamento no cartão simplesmente criando uma conta em um intermediador de pagamentos.

Com estes cinco passos você já montou a sua estrutura básica para vender pelo Instagram de forma realmente profissional, e já pode agora passar para a etapa de criação de uma base de seguidores para o seu perfil e publicações.

6- Público-alvo

Agora que você sabe como criar sua conta profissional, olhar as estatísticas para ver o rendimento do seu Instagram, como conseguir seguidores que vão querer comprar o meu produto?

Você precisa focar em um público que realmente tenha interesse em seus produtos e conhecer a sua persona. Para te ajudar, determine as características do seu consumidor como gênero, interesses, faixa etária e entre outros.

Não pense que só porque o seu concorrente tem milhões de seguidores que ele irá vender mais que você, isso não passa de várias métricas da vaidade. É claro que você deve sempre tentar ganhar seguidores em seu perfil, mas eles precisam se segmentados, para que gerem engajamento e vendas, que é o que realmente interessa.

7- Geração de conteúdo

Para vender pelo Instagram Shopping você precisa desenvolver conteúdo de qualidade para postar em seu perfil.

Conteúdo que agregue valor ao dia a dia dos usuários do Instagram. É claro que as postagens de vendas são importantes, mas ainda mais importantes são as postagens que geram engajamento.

Poste sempre fotos e vídeos de qualidade, stories e vídeos engraçados, faça lives para que os clientes conheçam quem está por trás da marca e suas vendas irão ter muito mais relevância.

8- Grave vídeos para o IGTV ou Reels

O IGTV é uma extensão do Instagram que tem como foco a divulgação de vídeos mais longos, com até uma hora de duração. E, diferentemente do Stories, este formato não apaga as publicações após 24h.

No entanto, para manter o padrão de qualidade da plataforma, os vídeos só podem ser gravados na posição vertical (inversa à do YouTube, por exemplo) e a resolução deles deve ter no mínimo 720 pixels.

Uma funcionalidade bacana do IGTV é a de convidar (online) outras pessoas para a gravação, o que é ideal para realizar entrevistas com influenciadores digitais ou com marcas complementares à sua, por exemplo.

Já o Reels é uma ferramenta nova que veio com o intuito de fazer vídeos curtos de até 1 minuto mas que também não serão apagados. Além disso, qualquer pessoa que tiver uma conta no Instagram poderá encontrar o seu Reels, pois o Instagram criou um “feed” apenas para os Reels e com isso você conseguirá ganhar mais visualizações e seguidores para a sua página. Interessante, né?

Conclusão

Essas são as principais orientações para você que está pensando em divulgar a sua loja virtual e vender pelo Instagram. Resumindo: otimize seu perfil, capriche no conteúdo visual e verbal, organize suas publicações e alcance mais pessoas.

Dedicando-se a utilizar a rede de maneira completa e agregando real valor ao público, você irá obter destaque, atrair novos consumidores e potencializar as vendas no Instagram. Como consequência, sua marca estará alinhada com o que é esperado dela e poderá encantar a todos com as ideias que surgirem.

Gostou do nosso conteúdo? Então crie já o seu Instagram Shopping e faça o seu empreendimento crescer e tenha muito sucesso!

 

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