Blog

Contratar um freelancer para construir meu site?

Categoria(s): Criação de Sites
Construir um site leva tempo e dedicação, e se você está pensando em construir um site para a sua empresa e pensando nas melhores estratégias para que seja rápido e com muita qualidade contrate um freelancer!
Contratar um freelancer para construir meu site?

Sumário

Construir um site leva tempo e dedicação, e se você está pensando em construir um site para a sua empresa e pensando nas melhores estratégias para que seja rápido e com muita qualidade contrate um freelancer!

O freelancer é um conceito que se espalhou no mercado brasileiro. Ele é um profissional autônomo, contratado sem nenhuma vinculação de emprego formal, assim faz com que ele cumpra os trabalhos para clientes em diversas áreas.

O modelo de freelancer está crescendo e sua tendência está cada vez maior, além disso o freelancer é uma boa opção para milhares de profissionais e não apenas da comunicação. Neste artigo, vamos te apresentar as vantagens de contratar um freelancer para construir o seu site. Confira!

O que é um profissional freelancer?  

Antes de começarmos a falar sobre as vantagens de se contratar um freelancer, precisamos entender de fato o que seria esse profissional.

O freelancer que também é conhecido como “freela”, é um profissional autônomo que irá prestar serviços para a sua empresa ou mais ou para um empreendedor autônomo sem nenhum vínculo empregatício.

As empresas geralmente solicitam o profissional freela são empresas de comunicação, design, fotografia ou informática.

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia hoje, as empresas podem encontrar diretamente esses profissionais nas mais diversas plataformas para fins de cadastramento e contratação de freelancers na Internet.

Normalmente, dependendo do tipo de serviço realizado, esses profissionais realizam o trabalho de home office ou outro trabalho em um espaço de trabalho compartilhado. Em muitos casos, esses profissionais conseguem apreender o trabalho a ser executado sem precisar estudar o espaço físico da empresa.

Esse processo pode ser feito diretamente por e-mail ou telefone, o que tem grande praticidade tanto para a empresa contratante quanto para os autônomos envolvidos. Após o estabelecimento do contato, o freelancer determina o prazo para execução do projeto e repassa o orçamento para a empresa que contrato o serviço.

Por que contratar um freelancer?

O principal benefício de contratar um freelancer é o seu contato fácil e direto com o profissional. Ao contatar ele, é mais fácil de desenvolver os projetos de forma direta e franca, podendo até encontra-lo fora do horário de trabalho ou mesmo aos fins de semana. Por meio dessa conexão, a empresa pode acompanhar tudo mais de perto.

Flexibilidade

O profissional freelancer por trabalhar de maneira autônoma, ele consegue ter horários mais flexíveis e maior dedicação ao seu projeto.

Redução de custos

O freelancer geralmente trabalha de home office, e como não há gastos com transporte público e/ou auxílio gasolina e nem questões administrativas, o profissional cobrará mais barato para a realização do seu projeto.

Ao optar por contratar freelancers, você não terá que pagar despesas salariais, como vale transporte, vale alimentação e outros benefícios relacionados à legislação trabalhista. Sua empresa só precisa pagar pelos serviços de profissionais, enquanto os freelancers só são responsáveis por entregar um trabalho de alta qualidade dentro do prazo estipulado, o que sem dúvida economiza muito dinheiro no orçamento do seu negócio.

Menor burocracia se comparado a empresas terceirizadas

Os profissionais freelancers não são a mesma coisa do que empresas terceirizadas. Geralmente, ao contratar empresas terceirizadas você precisa de um contrato, com um processo mais trabalhoso e com horários menos flexíveis, além dos valores serem maiores.

Um outro benefício de contratar o freelancer é que você manterá contato apenas com ele, assim conseguirá ficar ainda mais perto e saber como está o andamento do seu trabalho, além de dar opinião e deixar o seu site do jeitinho que você sempre quis e com a sua personalidade.

Se contratar um profissional terceirizado, você não conseguirá falar diretamente com o profissional que estará realizando o seu trabalho, será a empresa que responderá por ele. Com o freelancer, sua comunicação se facilitará, permitindo assim melhor acompanhamento no projeto.

Além disso, quando você contratar um freelancer ele não precisa necessariamente ser da cidade da onde você reside, claro, se o trabalho for 100% home office.

Flexibilidade de prazos e horários

O freelancer tem sua própria rotina e assim que o prazo de entrega é determinado, o profissional pode trabalhar até de madrugada ou aos finais de semana, por exemplo, contanto que ele entregue o projeto na data marcada e nesses horários você não conseguiria contar com um colaborador fixo.

Os profissionais freelancers costumam entregar os projetos em alguns casos até antes da data de entrega, principalmente os mais novos no mercado de freelas, até porque eles querem mostrar uma boa imagem para as empresas contratantes e querendo novos clientes para novos projetos.

De forma geral, os freelancers são orientados por projetos e por isso tem muita disciplina para cumprir os prazos e entregar tudo conforme a data prevista.

Especialização em diversos seguimentos

Quem trabalha como freelancer, geralmente tem o ensino superior completo e se especializa em diversos nichos de mercado para atender várias empresas. Com isso, o trabalho do contratado tem grandes chances de ser muito bom e qualificado.

Boa variedade de profissionais e possibilidade de feedback

Você tem uma praticidade enorme para encontrar estes profissionais via internet e plataformas de vagas, por exemplo e nessas plataformas digitais voltadas para encontrar um freela, permite que você possa encontrar até mesmo outras empresas em que esse profissional já trabalhou e entender mais sobre o trabalho dele.

Maior flexibilidade nas opções de pagamento

O pagamento com os freelancer acontecem a cada projeto em que você o contratar. Geralmente, os profissionais autônomos sempre negociam os valores, diferente de empresas terceirizadas. O freela pode optar entrando em um comum acordo com você por receber o valor total no final do projeto ou por fases realizadas. Isso significa muito mais movimentação entre o freela e o contratante.

Dessa maneira, você saberá quanto precisa investir no seu site contratando um profissional freelancer, sem ter que arcar com horas extras trabalhadas, assim facilitando na organização da sua empresa.

Agora que você sabe as vantagens de contratar um freelancer para construir o seu site, precisa também entender que existe as desvantagens. Continue lendo para entender um pouco mais!

Quais são os riscos de contratar um freelancer?

 Falta de inclusão

Ao trabalhar com um colaborar regular em detrimento de autônomos em uma determinada área da empresa, o colaborador terá, naturalmente, maior integração com os demais integrantes da equipe, maior participação na cultura organizacional e maior interesse em suas empresas, isso não vai acontecer com profissionais independentes.

Menor controle sobre sua atividade

Ao contrário dos freelancers, as atividades dos funcionários regulares podem ser monitoradas e avaliadas diariamente. Como dissemos anteriormente, embora seja fácil a comunicação com esses profissionais via Internet, é impossível avaliar a real participação e contribuição desses profissionais nas atividades solicitadas.

Impostos e tributos

Alguns profissionais freelancers são profissionais PJ (Pessoa Jurídica) e nestes casos, a sua empresa terá que arcas com o ISS (Imposto Sobre Serviço) e que acarretará em um aumento de custos.

Cuidado com as atividades solicitadas

A legislação trabalhista brasileira permite apenas a contratação de autônomos, desde que a finalidade não seja para as atividades fim da empresa. Por exemplo, se você tem um restaurante, você pode contratar um freela para desenvolver o design do seu cardápio, por exemplo. Agora, se contratar uma pessoa para ser garçom, você poderá enfrentar problemas jurídicos.

Da mesma forma, o dono de um site pode contratar um programador freela para desenvolvê-lo, mas ele terá que produzir seu próprio conteúdo, ou então, contratar um outro freela para fazê-lo.

Como encontrar o freelancer ideal?

Agora que viu algumas vantagens e desvantagens de contratar um freela, vamos descobrir algumas maneiras para você encontrar o profissional ideal.

  • Solicite um portfólio para conhecer mais sobre o trabalho do profissional e determinar se é o tipo de talento que você precisa;
  • Pergunte ao freela se há tempo para o projeto que você deseja fazer;
  • Determinar se os profissionais trabalham nas horas vagas ou de forma fixa para se tornarem freelancers, dando prioridade aos freelancers que se tenham estabelecido assim;
  • Veja se ele tem um site, um blog e outros materiais pois isso é muito importante para os profissionais;
  • Certifique-se de que a Freela emite fatura, pois indica que a fatura foi formalizada;
  • Analisar a entonação de um profissional: se fala com segurança e mostra compreensão do assunto;
  • Determinar formalmente o plano de negócios de acordo com o valor e estágio do projeto;
  • Desconfie de baixo valor, pois isso pode ser sinônimo de trabalho de baixa qualidade.

Como o freelancer deve vender seus serviços?

Vender os serviços de freela é algo desafiador, mas não é algo tão ruim e difícil quanto pensa. Vamos entender e destacar algumas formas para que os serviços autônomos sejam vendidos corretamente.

Invista em certificações e cursos

Sempre se mantenha atualizado para assim, conseguir mais trabalhos. É muito importante que o freela esteja atento às demandas do mercado da sua área.

Seja autodidata

As vezes não vamos conseguir o que queremos, por isso, sempre tente desenvolver você mesmo suas próprias habilidades e aprenda sozinho algumas coisas, como programação, marketing, etc.

Venda seu peixe

Você profissional freelacer precisa dizer ao mundo que você está por dentro do mercado de trabalho e que você entende desse determinado assunto. Sempre aproveite as oportunidades para “vender seu peixe”. Sempre tenha um bom porfólio, use o Linkedin para divulgar suas conquistas e suas redes sociais.

Frequente eventos da área

Os eventos são muito importantes para você além de aprender sobre novas atualizações do mercado, conhecer amigos e clientes que poderão contratar seus serviços como freela.

Tenha foco e disciplina

É muito importante que você tenha uma rotina, pois a vida de freelancer exige isso. Você será produtivo e fará seus serviços com muita concentração e qualidade.

Quais as vantagens de se contratar freelancer?

Portando, a contratação de freelancers pode ajudar sua empresa a reduzir custos, solicitar projetos sem burocracias e ao mesmo tempo, prestar serviços profissionais.

No entanto, possíveis impostos e taxas devem ser tratador com cautela, a atividade solicitada deve ser examinada em busca de meios, e freelancers não devem ser contratados para exercer as atividades principais da empresa em quaisquer circunstâncias, o que pode causar dores de cabeça e até mesmo jurídicas.

Ao escolher este profissional, analise o histórico de cada freelancer e determine o que melhor atende as necessidades da sua empresa. Busque por feedbacks de outras empresas que solicitaram um projeto profissional para verificar a qualidade do serviço e concluir a tarefa no prazo!

E se chegou a leitura até aqui e ficou interessado em conhecer mais sobre os freelancers para construir o seu site, conte com a Agência Propósito.

A agência Agência Propósito te trás várias possibilidades de sites. Você sabe quais são os tipos de sites que existem?  Saiba que existem vários tipos de sites, e quanto mais souber informações sobre cada um, mais fácil será escolher o que se encaixa com a sua empresa. São eles:

  • Criação de Site Institucional
  • Criação de Catálogo de Produtos
  • Criação de Loja Virtual E-commerce
  • Criação Sistema Web Personalizado
  • Criação de sites responsivos
  • Criação de sites personalizados
  • Criação de sites personalizados

Conte com a Agência Propósito para criar o seu site do jeito que você sempre sonhou e de acordo com a personalidade do seu negócio. Fazemos elaboração e envio da proposta para caso você tenha interesse em criar o seu site com a gente, emissão de contrato, aprovação do layout e o melhor de tudo: entregamos tudo dentro do prazo.

Se interessou pela nossa agência? Entre em contato conosco e crie já o seu site.

Compartilhe esse post!

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

Criação de sites

Ajuda Profissional: Porque Buscar Ajuda De Uma Empresa De Criação De Sites

Você sabe qual é a diferença entre uma empresa de criação de sites e formas alternativas? Descubra agora mesmo qual
5 motivos para ter um site

Criação De Sites Profissionais, Entenda 5 Motivos Para Ter O Seu

Veja como a criação de sites profissionais pode influenciar no desenvolvimento da sua empresa. Será que é algo realmente necessário?
Site Profissional

O Que É E Qual A Importância De Ter Ajuda Do Profissional Na Criação De Web Sites

Você sabe o que é e qual é a real importância de ter um profissional na hora da criação de

Siga-nos nas

Redes!

Criação de sites

Ajuda Profissional: Porque Buscar Ajuda De Uma Empresa De Criação De Sites

Você sabe qual é a diferença entre uma empresa de criação de sites e formas alternativas? Descubra agora mesmo qual
5 motivos para ter um site

Criação De Sites Profissionais, Entenda 5 Motivos Para Ter O Seu

Veja como a criação de sites profissionais pode influenciar no desenvolvimento da sua empresa. Será que é algo realmente necessário?
Site Profissional

O Que É E Qual A Importância De Ter Ajuda Do Profissional Na Criação De Web Sites

Você sabe o que é e qual é a real importância de ter um profissional na hora da criação de
SEO Estratégico

O Que É SEO E Como Fazer Para Alcançar O Topo Do Google

Você sabe o que é SEO e como usar essa técnica a seu favor? Entenda agora mesmo o que é
Qual A Importância Da Criação De Sites Para O Seu Negócio

Qual A Importância Da Criação De Sites Para O Seu Negócio?

Será que a criação de sites é realmente tão necessária para o seu negócio? Veja agora mesmo como a plataforma
Vale a pena ter uma loja virtual?

Vale a pena ter uma loja virtual?

E-commerce ou loja virtual, nada mais é que um comércio eletrônico, ou seja, toda modalidade de transação comercial de compra

Precisando de um SITE?!

Nós fazemos para você! Informe o quê você precisa abaixo para verificar como podemos ajudar.