Blog

O que saber antes de construir seu site?

Categoria(s): Criação de Sites
Quando estamos pensando em abrir um negócio online, pensamos em diversas possibilidades antes de investir em um site para começar a vender o seu produto. É fundamental conhecer todas os benefícios e necessidades que o site vai trazer para o seu negócio.
O que saber antes de construir seu site?

Sumário

Quando estamos pensando em abrir um negócio online, pensamos em diversas possibilidades antes de investir em um site para começar a vender o seu produto. É fundamental conhecer todas os benefícios e necessidades que o site vai trazer para o seu negócio.

Segundo a nona edição da pesquisa TIC Domicílios, do Cetic (Centro de estudos sobre tecnologia da Informação e da Comunicação) mostrou que 51% dos brasileiros maiores de 10 anos de idade acessam a internet, tanto pelo celular, em casa ou no trabalho.

Muitas empresas acham que apenas ter um site é suficiente para conseguir atrair clientes. Porém, não é bem assim que a banca toca, infelizmente. Existe várias coisas que você precisa fazer e entender para atrair novos consumidores além de estar bem ranqueado nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. Continue lendo para entender mais sobre a construção de um site.

Você tem certeza que o seu site é uma boa solução para o seu público?

Pode até parecer uma pergunta besta e simples de ser respondida, porém não é. A internet obviamente é a melhor ferramenta da atualidade se você deseja que sua empresa tenha grande sucesso nas economias.

Alguns pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença quando você está criando o seu site. Existe uma estratégia que precisa ser seguida, além das partes tecnológicas e funcionais e tentar seguir uma estratégia para que você consiga grande destaque em cima da concorrência que está oferecendo os mesmos produtos e serviços que você.

Qual a finalidade do seu site?

Antes de construir o site, você já precisa ter em mente qual vai ser a finalidade dele. Não tem como apenas criar uma página e depois pensar no que você vai postar e como você vai postar o seu produto. Por isso, estratégias de marketing são sempre muito bem vindas quando o assunto é a criação de sites.

Cada site é de uma forma, um site de e-commerce, por exemplo, é diferente de um blog profissional ou corporativo ou até mesmo um pessoal.

Por isso, quando se está pensando em criar um site precisa-se ter em mente quem é a sua persona, quem é o público-alvo (gênero, região, idade, entre outros) e qual vai ser o tipo de abordagem que você vai ter que fazer para conquistar eles.

Quem é seu público-alvo?

O principal jeito para atingir o seu site de maneira certa é conhecendo sua persona. Determine o cargo, gênero, faixa etária e como sua persona vai interagir com o site. Claro que se o público alvo for grupos diferentes, você pode criar várias personas. Essa é uma das melhores abordagens para atingir diferentes tipos de usuários. Não esqueça, necessidades especiais e acessibilidade digital.

O que o seu negócio faz?

Parece simples dizer o que você faz se você tiver uma loja de roupas femininas, por exemplo. Mas se você vende cursos de marketing digital, informática ou soluções de apoio logístico você precisa ter certeza e ter autoridade para falar de determinado assunto.

O que torna o seu negócio/marca único e diferente da concorrência?

Esta pergunta é extremamente importante. Todas as pessoas pesquisam muito antes de comprar algum produto ou se comprometerem com algum serviço/curso. Eles abrem vários sites para comparar os preços, qualidade e entre outros. Por isso, o seu site precisa se destacar diante dos concorrentes e chamar atenção dos clientes.

Seria egoísmo dizer que o consumidor irá procurar o produto e logo de cara considerar o seu negócio como única opção. Existe alguns exemplos de diferenciais de negócio como por exemplo:

  • o mais barato;
  • frete grátis;
  • bom atendimento
  • fácil acesso para encontrar todos os produtos no site;
  • benefícios de troca/ cancelamento
  • entre outros.

Que estilo de website procuram? Tem referências?

Nessa pergunta, você precisa também conhecer quem são os seus principais concorrentes. Contratar um designer para entender mais sobre o gosto estético do seu cliente e fazer com que o site fique com o “estilo” dele é bom. Tem que entregar aquilo que o seu cliente quer. É sempre bom saber disso antes de entregar o primeiro conceito.

Como o design do seu site chamará a atenção do usuário?

O seu site precisa ser a cara do seu cliente, por isso como disse anteriormente é sempre bom conhecer a sua persona e saber do que ela gostaria de além de encontrar em um site, como ela se sentiria navegando por um site com cores leves e que não seja pesado. O segredo de um site é ele ser atrativo.

É um item fundamental para que o seu site tenha sucesso, e claro que a primeira coisa que sempre vai chamar atenção do usuário é o seu visual e suas cores. Além disso, ele precisa ser de acordo com a identidade visual da sua empresa/marca e claro que seja agradável aos olhos do cliente. Também precisa ser de fácil de usar, de fácil acesso para achar o que necessita e também ter duas utilidades: para computador e celular/tablets.

Sempre produza conteúdo relevante e original

Produzir conteúdo hoje em dia para o site virou uma obrigação. Você precisa sempre manter o seu site atualizado e claro com o conteúdo original para eu o Google e outros mecanismos de busca entenda que você está presente ali. Usar técnicas de SEO é fundamental para que você seja visto.

Não é apenas ter uma vitrine cheia de coisas e produtos baratos que vão te fazer vender mais.

 Seu site precisa ser responsivo

Um site responsivo é aquele site que é acessível em qualquer dispositivo móvel. Hoje em dia, milhares de usuários apenas acessam a internet pelo smartphone. Esse é um dos maiores erros de quem cria um site pela primeira vez.

Crie estratégias para divulgar seu site nas redes sociais

Todo mundo sabe que as redes sociais hoje em dia são o “boom” para quem quer ter sucesso na empresa ou em um produto que está vendendo. Mas, não são todas e nem qualquer rede social que você tem que divulgar o seu site ou blog pois cada uma tem um público específico. Sempre mantenha o foco de qual a sua persona está mais presente.

Suas estratégias tem que ser originais pois se você copiar um conteúdo do seu concorrente seu site pode perder relevância nos mecanismos de buscas e consequentemente menos ranqueado no Google. Essas dicas valem para todos os tipos de sites, mas cada empresa tem um tratamento diferenciado para se você quer ser bem ranqueado e ganhar relevância dentro da internet.

Perguntas que devem ser respondidas antes de desenvolver um site

Algumas perguntas você precisa ou se perguntar ou perguntar para alguém que entende sobre o seu assunto. Se precisa ter uma ideia do quão interessante e útil seu site será, pergunte a algum usuário que se encaixa em sua persona as seguintes perguntas:

  • A quem acha que o site se destina?
  • Que informação achou que ia encontrar?
  • Foi fácil achar essa informação?
  • O que obteve em retorno?

Se o usuário conseguir responder a essas quatro perguntas de forma clara, o seu site está desempenhando a função a que se destina. Se não, é hora de pensar em algumas mudanças como por exemplo:

Estratégia

  • É preciso ter noção do objetivo principal quando você quer criar um site. Ele pode atender várias pessoas e necessidades como comprar online e exposição por exemplo;
  • Não subestime aquilo que parece ser óbvio para você. Precisa ser um site claro e objetivo para que todos os clientes consigam encontrar aquilo que procura de forma rápida e simples;
  • Fazer uma análise SWOT permite ideias mais claras e objetivas para você entender também o que precisa ser melhorado em seu site e até mesmo na sua empresa.

Conteúdo

  • Precisa certificar-se que o conteúdo que vai ser postado no site oferece o real valor aos visitantes.
  • Certifique-se que o conteúdo que você for publicar seja amigável tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Sempre fique atento a esses detalhes especiais.

Funcionalidades

  • Como será dividido o seu site? Lembre da arquitetura e da usabilidade, algumas informações são necessárias para entender como o cliente acha que o site vai estar estruturado.
  • O conteúdo será publicado de forma regular? Um blog de notícias, áreas de casos de sucesso, tudo isso precisa se pensar para usar uma programação mais avançada.
  • Se você não tem muito tempo para sempre estar deixando o seu blog atualizado com novas informações sobre o seu negócio, o ideal é contratar uma agência de marketing ou um freelancer para que ele consiga deixar alinhado os seus post e ainda conseguir deixar o seu site bem ranqueado no google.

Detalhes Técnicos

  • Não é apenas de marca e logo que uma empresa se vive, ela precisa de um domínio.

Projeto

  • Você precisa saber quando que você quer ter o site e entender também o tempo que vai construir para ele sair do papel.

Recapitulando tudo que vimos até agora

Ter um dia nos dias atuais é indispensável para você que quer alavancar financeiramente. Porém, não é só criar um site, o seu site precisa ser de fácil acesso, funcional, ter visibilidade e principalmente qualidade, não é mesmo?

O primeiro passo para o desenvolvimento de um site é a criação de sua arquitetura. Tem que saber quais são as necessidades do cliente e veicular no site em páginas (menus, subpáginas, páginas) sempre observando a navegabilidade, para que o usuário encontre o que procura de forma rápida, sem muitas “dores de cabeça”. Um site poluído causa para o cliente insegurança prejudicando assim a experiência do usuário.

Depois que passa a parte da arquitetura do site, vem a etapa da produção. Uma boa experiência do usuário é norma orientadora, já que o objetivo principal do site é atrair novos clientes.

Além disso, é preciso ter conteúdo. Essa etapa é muito importante, já que influencia no ranqueamento dos mecanismos de busca e também, claro a taxa de rejeição do site, essa taxa de rejeição é o percentual de visitantes que acessaram o site e saíram muito rápido sem clicar em nada. Quando se tem um percentual elevado de rejeição em seu site você precisa entender e estrutura-lo novamente como layout por exemplo, conteúdo irrelevante.

Um conteúdo relevante precisa ter técnicas de SEO determinantes, influenciando a visibilidade do site, mas principalmente a permanência que o cliente permanece no seu site.

Depois da publicação, um site demanda atualizações para você fazer. Essas atualizações fazem toda a diferença em uma plataforma onde pode oferecer condições para modificar rapidamente informações sobre o serviço que você está oferecendo ou vendendo, além de outras funcionalidades que vão facilitar você entrar em contato com o seu cliente como o envio de e-mail marketing por exemplo.

São vários os fatores a serem analisados antes de criar um site com qualidade técnica e estética, além de tempo para produzir conteúdo e sempre manter ele atualizado. Portanto, é importante relembrar que durante algum tempo sempre é bom mudar o visual do seu site e suas funcionalidades conforme também a tecnologia vai avançando além de ser essencial para competir com os seus concorrentes.

E depois de ler até aqui, tem a certeza que quer construir um site para o seu negócio, conte com a  Exoos Sites. A Exoos te traz várias possibilidades de site saiba que a Exoos Sites também te trás essa possibilidade. Você sabe quais são os tipos de sites que existem?  Saiba que existem vários tipos de sites, e quanto mais souber informações sobre cada um, mais fácil será escolher o que se encaixa com a sua empresa. São eles:

  • Criação de Site Institucional
  • Criação de Catálogo de Produtos
  • Criação de Loja Virtual E-commerce
  • Criação Sistema Web Personalizado
  • Criação de sites responsivos
  • Criação de sites personalizados
  • Criação de sites personalizados

Quando for pensar em criar um site, precisa-se ter esse tipo de pergunta em mente para assim conquistar o seu público-alvo ideal “Qual tipo de site é o ideal para a sua empresa?” Além disso, precisa-se pensar em várias funcionalidades que o seu site precisa ter como:

  • Línguas Estrangeiras
  • Área Restrita
  • Downloads de PDF
  • Meios de Pagamentos

Conte com a Exoos Sites para criar o seu site do jeito que você sempre sonhou e de acordo com a personalidade do seu negócio. Fazemos elaboração e envio da proposta para caso você tenha interesse em criar o seu site com a gente, emissão de contrato, aprovação do layout e o melhor de tudo: entregamos tudo dentro do prazo.

Se interessou pela nossa agência? Entre em contato conosco e crie já o seu site.

Compartilhe esse post!

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

Criação de sites

Ajuda Profissional: Porque Buscar Ajuda De Uma Empresa De Criação De Sites

Você sabe qual é a diferença entre uma empresa de criação de sites e formas alternativas? Descubra agora mesmo qual
5 motivos para ter um site

Criação De Sites Profissionais, Entenda 5 Motivos Para Ter O Seu

Veja como a criação de sites profissionais pode influenciar no desenvolvimento da sua empresa. Será que é algo realmente necessário?
Site Profissional

O Que É E Qual A Importância De Ter Ajuda Do Profissional Na Criação De Web Sites

Você sabe o que é e qual é a real importância de ter um profissional na hora da criação de

Siga-nos nas

Redes!

Criação de sites

Ajuda Profissional: Porque Buscar Ajuda De Uma Empresa De Criação De Sites

Você sabe qual é a diferença entre uma empresa de criação de sites e formas alternativas? Descubra agora mesmo qual
5 motivos para ter um site

Criação De Sites Profissionais, Entenda 5 Motivos Para Ter O Seu

Veja como a criação de sites profissionais pode influenciar no desenvolvimento da sua empresa. Será que é algo realmente necessário?
Site Profissional

O Que É E Qual A Importância De Ter Ajuda Do Profissional Na Criação De Web Sites

Você sabe o que é e qual é a real importância de ter um profissional na hora da criação de
SEO Estratégico

O Que É SEO E Como Fazer Para Alcançar O Topo Do Google

Você sabe o que é SEO e como usar essa técnica a seu favor? Entenda agora mesmo o que é
Qual A Importância Da Criação De Sites Para O Seu Negócio

Qual A Importância Da Criação De Sites Para O Seu Negócio?

Será que a criação de sites é realmente tão necessária para o seu negócio? Veja agora mesmo como a plataforma
Vale a pena ter uma loja virtual?

Vale a pena ter uma loja virtual?

E-commerce ou loja virtual, nada mais é que um comércio eletrônico, ou seja, toda modalidade de transação comercial de compra

Precisando de um SITE?!

Nós fazemos para você! Informe o quê você precisa abaixo para verificar como podemos ajudar.