Por que criar um site institucional para sua empresa?

Tempo de leitura: 12 minutos

Você sabe o que é um site institucional? Possui um? Hoje em dia, muitas pessoas acreditam que criar um website já não é mais bem visto, logo que as redes sociais como Facebook e Instagram estão dominando o mundo ainda mais. Porém, nada disso é real! O site e as redes sociais podem andar juntas, mas ter um site institucional para a sua empresa é muito importante.

Ter um site institucional possibilita você a manter um canal de contato com todos os seus clientes e até mesmo aqueles que não usam as redes sociais, além de você conseguir aumentar o número de usuários que vão consumir o seu produto.

Neste artigo, explicaremos o que é um site institucional, as principais características e os benefícios que sua empresa terá ao criar um site institucional. Continue lendo!

O que é um site institucional?  E para quer serve?

Antigamente, sites de empresas não eram tão planejados e arquitetados. Você criava um site ou um blog, apresentava o serviço que você está vendendo e só. Porém, hoje em dia as coisas estão diferentes, o site é o ponto principal para que o cliente confie na sua marca e no produto que você está oferecendo, como um ponto de partida para novas estratégias.

Podemos entender que um site institucional é uma das principais ferramentas de comunicação estratégica que você pode criar para atrair novos clientes. Ultimamente ele é uma necessidade de qualquer empresa, não apenas das grandes e das mais conhecidas. As pequenas também precisam se arriscar para assim conseguir atrair novos clientes e o melhor de tudo é que é tudo com muito baixo custo.

Infelizmente, algumas empresas ainda não se atualizaram em relação a ter um site institucional bom e para que o cliente acredite na sua marca não é apenas criar um site mas problemas dentro do site pode acarretar com que você perca clientes e posicionamento nos mecanismos de busca, como por exemplo:

  • Sites lentos
  • Não adaptados para computador e dispositivos móveis
  • Mal estruturados
  • Sem produção de conteúdo útil

Então, se o seu site tem esses problemas ou alguns desses problemas você precisa se perguntar: O que pode ser melhorado? E como eu vou conseguir fazer com que ele melhore e assim conseguir novos clientes? Ter em mente as respostas para essas perguntas é o ponto chave para que o seu site institucional seja um sucesso e de qualidade e assim aumentar as oportunidades.

Conheça as principais características de um site institucional

O site institucional de sucesso é todo planejado e pensando para que agrade o cliente e os futuros interessados pelo produto. Ter um site é muito importante para que você também tenha a comunicação da empresa com o cliente.

As principais características de um site institucional são:

  • Ter um site rápido e objetivo
  • Produção de conteúdo sempre atualizado
  • Design limpo e de fácil acesso para todos
  • Otimização para celulares e tablets
  • Disponibilização para compras on-line também

Todos esses pontos que foram destacados são importantes para que o seu site esteja nas primeiras opções dos mecanismos de buscas como o Google, por exemplo. Além de fazer com que o seu site seja rápido e relevante.

Vantagens de criar um site institucional para a sua empresa ainda hoje!

Vamos listar algumas vantagens importantes para te ajudar a entender mais sobre o site institucional para a sua empresa e criar um site ainda hoje com a agência. Confira:

Fortalece a imagem da empresa

Ter uma imagem conhecida hoje em dia na internet é muito importante, ela se da o nome como presença digital. Suas ações on-line podem alcançar diversas pessoas do Brasil e dependendo do produto que você vende pode também alcançar pessoas de fora do país. São milhões de pessoas que estarão consumindo o seu produto ou serviço.

 Passa credibilidade

Ter um site institucional, mostra que você é uma empresa de confiança e antenada ao mundo atual, o mundo da tecnologia além de claro sempre estar pensando na comodidade do cliente. Pois com um site ele consegue comprar seu produto no conforto da casa dele ou aonde ele estiver sem ter que ir até a sua empresa conhecer o que você está oferecendo.

 As empresas que não possuem um site institucional são vistas como “antigas” e acabam não confiando na sua marca por não ter informações privilegiadas do produto para auxiliar na hora da compra.

Disponibiliza informações importantes

Sabe quando você entra em um site de uma empresa e no menu do site tem uma subpágina escrita “sobre a empresa”? Ter isso em um site é muito importante. Faz com que o cliente leia mais sobre a empresa, com informações atualizadas e confiáveis. Além de você disponibilizar dados comum como hora de funcionamento, quando a empresa foi fundada.

O site vai se destacar muito mais e os clientes vão acabar comprando o seu serviço com menos chances de se arrependerem.

São várias as vantagens, e a principal é que você vai deixar o seu cliente satisfeito com ele tendo todas as informações sobre o seu negócio na palma da mão.

Atrai pessoas interessadas

Nesse tópico já entra a produção de conteúdo. Ter um blog em seu site é primordial para que você consiga chamar atenção de novos clientes que estão conhecendo a sua marca, e além disso, faz com que você se torne autoridade no assunto, postando assim questões mais interessantes e importantes para o seu público e não apenas informações sobre o produto que você está vendendo.

Claro que nem sempre todas as pessoas que entrarem em seu site ou em seu blog vão virar seus clientes, porém é uma das alternativas e possibilidades para atrair mais clientes com o perfil do seu negócio. E o mais legal é que é com pouco investimento.

 Aumento o número de clientes

Se o seu site tiver uma boa produção de conteúdo, que seja com um design e layouts de boa qualidade e não seja muito pesado pode abrir o sorriso: vão chegar novos clientes para você!

Sua empresa vai ter maior visibilidade nas internets, com um bom SEO e uma boa produção de conteúdo para que o seu site esteja sempre na primeira página dos mecanismos de busca, assim faz com que pessoas interessadas na “dor” que você está vendendo vão conhecer sua marca e contratar seus serviços.

Outra coisa também é que um site institucional pode saber quem são as pessoas que estão interessadas no seu produto e se você usar o Google Adwords, vão aparecer anúncios para que elas conheçam você.

Com um site com todas as atualizações necessárias feitas você vai ver como o seu site vai crescer e ser importante para os clientes.

Porém, não é só simplesmente criar um site ok? Você precisa sempre conhecer o seu público-alvo e deixar o site com o design que vai agradar o cliente. Ela tem que obedecer a estratégias de trabalho. Ter um site institucional é muito importante para que a empresa e vendas cresçam.

O que colocar no meu site institucional?

Falar sobre a história da sua empresa

Em seu site, você deve divulgar os seus produtos, mas os seus clientes também precisam saber sobre informações gerais e mais específicas sobre a sua empresa, sua marca ou loja. Por isso sempre tenha em seu site o item “Quem somos?” e lá conte resumidamente sobre a história da empresa, quando foi fundada, porque você criou a empresa, além de colocar sua missão, visão e valores. Isso faz com que o cliente fique mais confiante em consumir algum produto seu além de criar uma proximidade entre cliente x empresa.

Expor seus produtos e serviços de maneira geral

Em uma nova aba como “produtos e serviços” por exemplo, é aonde você vai expor o que você vende, o que você produz ou qual serviço você está oferecendo. Faz com que o cliente tenha mais vontade de conhecer o seu produto e se você tiver além de um site uma loja física faz com que o cliente vá até você para conhecer de perto o seu trabalho.

Outra coisa importante que você pode ter em seu site são fotos. Se por exemplo você tem um site de um Buffet de festas, é muito importante você colocar fotos de festas que você realizou e de todos os ambientes do buffet para que o cliente caso se interesse já tenha “noção” de como é o seu ambiente e assim aumenta o interesse.

 Possibilitar contato

O fale conosco é aonde gera a confiança do cliente x empresa, pois com o endereço e telefone da sua empresa/loja mostra que você existe e não ficam com medo de comprar algum produto on-line caso tenha algum problema e queiram trocar ou cancelar a compra.

Gerar conteúdo relacionado

Como dissemos anteriormente, vamos reforçar um pouco mais. Faça um blog para o seu site! Ela pode trazer vários benefícios para todas as empresas. Inclusive, aqui na Agência, essa é uma estratégia importante que utilizamos com nossos clientes e que geram resultados satisfatórios a médio e longo prazo.

A internet oferece às empresas ferramentas novas, maiores e melhores a cada dia para promover o desenvolvimento da empresa. Com eles, você pode se tornar uma marca ou empresa mais conhecida, estreitar a conexão com seu público-alvo e promover o crescimento da demanda atraindo novos clientes em potencial.

Os blogs são essenciais para muitos segmentos de mercado, incluindo produção de conteúdo, e são amigos de SEOs famosos. Os blogs corporativos estão dominando cada vez mais a internet.

Algumas dicas na hora de criar o site institucional

Hoje em dia é muito fácil de se criar um site institucional e não é preciso ser um super entendedor de redes sociais e nem conhecimentos técnicos tendo em vista que se você investir um pouco você pode contratar uma agência de marketing um até mesmo um freelancer para a construção do seu site, aonde também eles vão conseguir fazer produção de conteúdo para o seu blog e assim fazer com que ele seja bem ranqueado no Google.

Outra vantagem também da contratação de uma agência de marketing ou um freelancer é na hora de fazer a manutenção do seu site. Ter uma pessoa que entende um pouco mais sobre o assunto é essencial, assim também você não perderá tanto tempo fazendo a manutenção e nem a produção de conteúdo porque leva muito tempo, lembre-se que é necessário focar no resultado da sua empresa.

Com uma boa agência de marketing ao seu lado, você consegue ter uma liberdade criativa e fazer com que a agência crie o seu site do jeito que você espera, com todos os cuidados, cores e designs e com uma boa estrutura e claro sempre acrescentando informações relevantes. Ter um domínio próprio é muito importante.

Conheça a Agência Exoos, sua agência de marketing digital para construir o seu site institucional!

Eai, o que está achando sobre ter um site? A Exoos Sites traz várias possibilidades de sites. Você sabe quais são os tipos de sites que existem?  Saiba que existem vários tipos de sites, e quanto mais souber informações sobre cada um, mais fácil será escolher o que se encaixa com a sua empresa. São eles:

  • Criação de Site Institucional
  • Criação de Catálogo de Produtos
  • Criação de Loja Virtual E-commerce
  • Criação Sistema Web Personalizado
  • Criação de sites responsivos
  • Criação de sites personalizados
  • Criação de sites personalizados

Quando for pensar em criar um site, precisa-se ter esse tipo de pergunta em mente para assim conquistar o seu público-alvo ideal “Qual tipo de site é o ideal para a sua empresa?” Além disso, precisa-se pensar em várias funcionalidades que o seu site precisa ter como:

  • Línguas Estrangeiras
  • Área Restrita
  • Downloads de PDF
  • Meios de Pagamentos

Conte com a agência para criar o seu site do jeito que você sempre sonhou e de acordo com a personalidade do seu negócio. Fazemos elaboração e envio da proposta para caso você tenha interesse em criar o seu site com a gente, emissão de contrato, aprovação do layout e o melhor de tudo: entregamos tudo dentro do prazo.

Se interessou pela nossa agência? Entre em contato conosco e crie já o seu site.

Compartilhe esse post ou envie para alguém!