Blog

Por que ter um blog em seu site?

Categoria(s): Blog; Criação de Sites
Você já se perguntou do porque eu preciso ter um blog em meu site? É realmente necessário para o meu negócio?  O blog quando se é bem utilizado ele pode ser de uma excelente ferramenta de negócio.
Por que ter um blog em seu site?

Sumário

Você já se perguntou do por que eu preciso ter um blog em meu site? É realmente necessário para o meu negócio?  O blog quando se é bem utilizado ele pode ser de uma excelente ferramenta de negócio.

Ela pode trazer vários benefícios para todas as empresas. Inclusive, aqui na Agência Exoos, essa é uma estratégia importante que utilizamos com nossos clientes e que geram resultados satisfatórios a médio e longo prazo.

A internet oferece às empresas ferramentas novas, maiores e melhores a cada dia para promover o desenvolvimento da empresa. Com eles, você pode se tornar uma marca ou empresa mais conhecida, estreitar a conexão com seu público-alvo e promover o crescimento da demanda atraindo novos clientes em potencial.

Os blogs são essenciais para muitos segmentos de mercado, incluindo produção de conteúdo, e são amigos de SEOs famosos. Os blogs corporativos estão dominando cada vez mais a internet.

Os blogs corporativos são a base para a geração de conteúdo em diversos segmentos de mercado e fortes alianças de SEO, e estão ganhando cada vez mais espaço na internet.

De acordo com dados de empresas de big data, havia 5,5 milhões de blogs no Brasil em 2017. Entre eles, cerca de 82% da receita é lucrada por meio da publicidade online. Claro, é certo que 2021, esse número aumento muito mais.

(Fonte: https://marketagem.com.br/p/beneficios-de-ter-um-site/#:~:text=Para%20se%20ter%20uma%20ideia,esse%20n%C3%BAmero%20j%C3%A1%20aumentou%20bastante. )

Mas, não fique achando que só grandes marcas podem ter blogs em seus sites e criar conteúdos em plataformas digitais. Até mesmo você que quer estar bem ranqueado pode apostar em blogs mais profissionais para crescer na internet.

Além do blog profissional, existe também o blog pessoal que não deixou de existir, né? Quem também está apostando com tudo nesses blogs pessoais são os famosos “influencers digitais” e estão deixando-o sempre atualizados e falando sobre a sua especialidade.

Quer entender mais sobre as vantagens de criar um blog para o seu site? Continue lendo nosso artigo porque vamos explicar os principais motivos para você investir em um blog para o seu site. Confira:

O que é um blog?

Antes de falarmos um pouco sobre as vantagens de se criar um blog para o seu site, precisamos entender o que é um blog? Quais são os tipos de blogs que existem? E também qual é o tipo de blog ideal para a minha empresa/marca. Continue lendo!

Os blogs são páginas na internet onde você escreve conteúdos e que podem servir como diários pessoais, empresariais ou produção de conteúdo aonde você consegue se expressar para outras pessoas o seu sentimento ou algo que você domine.

Quando as pessoas compartilham suas principais paixões e ideais, a empresa lida com os medos, desejos e interesses do público.

Independentemente do tipo de pessoa ou empresa, os blogs podem se adaptar facilmente a cada necessidade.

Portanto, podemos dizer que um blog é um conjunto de páginas em constante atualização, geralmente associadas ao site principal.

O termo blog é uma abreviatura de “Weblog” e é usado principalmente de forma intercambiável em países/ regiões de língua inglesa. Existem também uma outra forma de quem escreve em blog que é o “blogueiro” que é aquele te mantém o blog sempre atualizado.

Afinal, podemos nos perguntar: por que as pessoas estão tão interessadas em publicar?

Tudo começa com o desejo de expressar suas opiniões, angústias, medos e/ou ensinar algo para outra pessoa, além disso, essas pessoas querem também serem ouvidas.

É que normalmente não temos essa oportunidade: na família, os membros não querem ouvir uns aos outros. No trabalho, opiniões pessoas não são incentivadas e as vezes evitadas de se falar, e entre outros.

Portanto, o blog é aonde as pessoas conseguem se expressarem do jeito delas e além disso, serem ouvidas, acolhidas ou até mesmo julgadas por outros internautas. Os “blogueiros” podem atrair diversas pessoas em um só único dia com o seu post.

Hoje em dia, a maior parte dos “blogueiros” querem abordas temas mais interessantes, assuntos profissionais, hobbies e não apenas falar da sua vida pessoal. Conheça agora alguns temas:

  • Hard News/ notícias do dia;
  • Esportes;
  • Fofocas;
  • Moda;
  • Maquiagem;
  • Economia;
  • Investimentos;
  • Saúde e bem estar;
  • Marketing
  • Entre outros.

Esses são apenas alguns temas dos mais diversos que as pessoas já dedicam horas e horas para escrever sobre um determinado assunto. Hoje em dia, o blog é muito utilizado como ferramenta profissional e empresarial e não apenas por diversão.

Benefícios de criar um blog profissional para o seu site

Transforma você em autoridade no assunto 

Quando você escreve um artigo sobre o assunto que está liderando, em blogs de terceiros como referência e até no Linkedin, as pessoas já o veem com uma autoridade no assunto.

Agora imagine que ao criar um blog que já é proficiente no assunto, você pode mostrar ao mercado que realmente o conhece e, quando ele precisar de um especialista, com certeza vai lembrar de você.

O que pode trazer benefícios para a sua carreira (mudança de emprego, realocação profissional, convites para discursos, ganhar a vida, etc.), ou mesmo benefícios para o negócio (aumento nas vendas dos produtos ou serviços prestados, mais clientes em potencial, etc.)

Ou seja, compartilhar seu conhecimento e experiência aprofundados em seu próprio blog de uma forma ou de outra só aumenta o valor de sua reputação como profissional.

Permite começar uma conversa

Os blogs incentivam a interação e deixam espaço para comentários abaixo do texto postado. A dica para iniciar uma conversa com seus leitores é encerras suas perguntas abertas ( para que a pessoa não diga apenas sim ou não).

No marketing digital, esse questionamento se chama Call to Action (CTA) que é uma forma estratégica para que quando talvez um leitor te pergunte algo que ele tenha dúvida, você poder fazer um novo conteúdo respondendo a pergunta do leitos. Mas claro, sempre pergunte de uma maneira persuasiva e de acordo com o que o seu blog está querendo passar para os leitores.

Baixo custo

O legal do blog é que se você já tiver um site profissional e agora quer criar um blog para o seu site, você não irá precisar gastar tanto. O investimento é mínimo e pode trazer bons resultados

Mas, se você ainda está pensando em criar um site e ter um blog empresarial. As únicas coisas que você precisará pagar na hora de criar seu site do zero são: 

  • Um domínio que é o endereço do seu site. O valor para ter um domínio é cerca de 50 reais por ano.
  • Hospedagem de site: Existem diversas opções no mercado, como o WordPress por exemplo e é um dos mais conhecidos. O valor é varia bastante e pode chegar até 30 reais mensais.
  • Contrate um freelancer para produzir o seu conteúdo: Se você tem pouca experiência no assunto ou não sabe escrever de uma forma mais clara, uma boa opção é contratar um freelancer jornalista para produzir o conteúdo do seu site e fazer com que ele tenha boa visibilidade e conquiste novos clientes/leitores.

Contribui para o SEO do seu site

Ter um blog com um bom SEO é fundamental para que além do blog, o seu site seja bem visto pelos mecanismos de buscas e principalmente pelo Google. Até porque, se o seu blog ser bem visto, automaticamente o seu site também se tornará.

Quando você começar a produzir conteúdo informativos para os seus clientes, você tem grandes chances de conquistar novos clientes e visitantes para o seu site. Claro que isso tudo é resultado de um aumento no tráfego do site e a permanência da pessoa em seu site e com isso, o google entende que o seu site/blog são bons e trás boa experiência ao usuário, com informações relevantes e tende então a dar mais visibilidade para o seu domínio.

É muito importante que você sempre mantenha o seu blog atualizado para mostrar para o Google que o seu site é ativo e que você está produzindo conteúdo.

Sempre tenha um conteúdo original e se possível coloque sempre imagens e vídeos, isso enriquece a experiência do cliente em seu blog. Portando, o blog pode te ajudar muito no bom ranqueamento do Google.

Alcança mais pessoas

Outra grande vantagem do blog é que ele pode atrair pessoas dos mais diversos lugares, mesmo que não conheçam sua empresa. Isso aumenta suas chances de concluir novas transações e fortalece sua marca. Mais importante ainda, você pode fazer tudo isso sem gastar nenhum tipo de publicidade.

 É interativo

A maioria dos blogs conta com o recurso de compartilhamento em redes sociais, caixa de comentários ou mesmo após comentários. Por exemplo, isso incentiva a interação com os leitores, que podem tirar dúvidas e deixar sugestões para futuras publicações.

Além disso, os blogs também ajudam a estabelecer a relação entre o público e a empresa, o que é sempre muito interessante para as marcas.

Transmite credibilidade

Quando você visita o blog de uma empresa que foca em conteúdo de alta qualidade, você vê isso sob uma luz diferente? Isso demonstra plenamente a marca, transmite sua reputação e sua atenção ao público, o que pode ser fundamental na concretização de uma venda, por exemplo.

Resultado em longo prazo

Nas redes sociais quando você faz um storie no Instagram por exemplo ele some em 24 horas, já o blog ele é fortalecido com o tempo e seu post pode ficar lá por anos e anos. Se você criar um texto falando sobre saúde mental, por exemplo e que tenha muitos acessos, os mecanismos de buscas como o Google por exemplo vão entender como relevante e sempre vai estar bem ranqueado por muito tempo.

Desvantagens de criar um blog para o seu site

Depois de termos vistos tantas vantagens assim, será mesmo que existe alguma desvantagem em se criar um blog? Sim, infelizmente existe! E não é por causa da sua empresa ser ruim ou algo do tipo é pela produção de conteúdo do seu blog.

Por exemplo, se sua empresa apresentar conteúdos de má qualidade, com textos sem sentido ou com muita desinformação, os seus clientes quando lerem vão passar a desconfiar da sua empresa, dos seus produtos e dos seus serviços que você presta ou vende. A sua reputação vai ser prejudicada e até mesmo perder clientes.

Dissemos há pouco que possuir um blog é algo bom pois requer baixo custo de investimento, mas isso significa que o investimento de tempo terá de ser o dobro. Além da produção de conteúdo exigir alta qualidade, é preciso periodicidade em sua atualização, caso contrário será vista como uma página morta na Internet. Por isso, se você não tiver tanto tempo para se jogar de cabeça em produção de conteúdo para o seu blog, contrate um freela!

Outra desvantagem também é que quando os seus clientes estiverem precisando do seu produto e te procurar na internet, não vão encontrar novidades e nem vão levar em consideração se os seus posts forem de meses ou até anos atrás. Por isso, sempre mantenha seu blog atualizado se você quer ter um.

Contratar um especialista em mídia, como de um blog empresarial é uma ótima ajuda para o crescimento do seu negócio. Não deixe sua empresa fora da Internet, onde é um local de fácil acesso para os seus clientes e também possíveis novos clientes que vão se interessar pelo seu produto. Divulgue, se mantenha atualizado e tenha uma empresa de sucesso.

Contrate a Agência Exoos para cuidar do seu blog

A Exoos Sites te traz várias possibilidades de blog. Além disso, se você está pensando na criação de um site para investir em blog saiba que a Exoos também te traz essa possibilidade. Você sabe quais são os tipos de sites que existem?  Saiba que existem vários tipos de sites, e quanto mais souber informações sobre cada um, mais fácil será escolher o que se encaixa com a sua empresa. São eles:

  • Criação de Site Institucional
  • Criação de Catálogo de Produtos
  • Criação de Loja Virtual E-commerce
  • Criação Sistema Web Personalizado
  • Criação de sites responsivos
  • Criação de sites personalizados
  • Criação de sites personalizados

Quando for pensar em criar um site, precisa-se ter esse tipo de pergunta em mente para assim conquistar o seu público-alvo ideal “Qual tipo de site é o ideal para a sua empresa?” Além disso, precisa-se pensar em várias funcionalidades que o seu site precisa ter como:

  • Línguas Estrangeiras
  • Área Restrita
  • Downloads de PDF
  • Meios de Pagamentos

Conte com a Exoos Sites para criar o seu site do jeito que você sempre sonhou e de acordo com a personalidade do seu negócio. Fazemos elaboração e envio da proposta para caso você tenha interesse em criar o seu site com a gente, emissão de contrato, aprovação do layout e o melhor de tudo: entregamos tudo dentro do prazo.

Se interessou pela nossa agência? Entre em contato conosco e crie já o seu blog.  

Compartilhe esse post!

Assine nossa

Newsletter!

Veja os

Destaques

Criação de sites

Ajuda Profissional: Porque Buscar Ajuda De Uma Empresa De Criação De Sites

Você sabe qual é a diferença entre uma empresa de criação de sites e formas alternativas? Descubra agora mesmo qual
5 motivos para ter um site

Criação De Sites Profissionais, Entenda 5 Motivos Para Ter O Seu

Veja como a criação de sites profissionais pode influenciar no desenvolvimento da sua empresa. Será que é algo realmente necessário?
Site Profissional

O Que É E Qual A Importância De Ter Ajuda Do Profissional Na Criação De Web Sites

Você sabe o que é e qual é a real importância de ter um profissional na hora da criação de

Siga-nos nas

Redes!

Criação de sites

Ajuda Profissional: Porque Buscar Ajuda De Uma Empresa De Criação De Sites

Você sabe qual é a diferença entre uma empresa de criação de sites e formas alternativas? Descubra agora mesmo qual
5 motivos para ter um site

Criação De Sites Profissionais, Entenda 5 Motivos Para Ter O Seu

Veja como a criação de sites profissionais pode influenciar no desenvolvimento da sua empresa. Será que é algo realmente necessário?
Site Profissional

O Que É E Qual A Importância De Ter Ajuda Do Profissional Na Criação De Web Sites

Você sabe o que é e qual é a real importância de ter um profissional na hora da criação de
SEO Estratégico

O Que É SEO E Como Fazer Para Alcançar O Topo Do Google

Você sabe o que é SEO e como usar essa técnica a seu favor? Entenda agora mesmo o que é
Qual A Importância Da Criação De Sites Para O Seu Negócio

Qual A Importância Da Criação De Sites Para O Seu Negócio?

Será que a criação de sites é realmente tão necessária para o seu negócio? Veja agora mesmo como a plataforma
Vale a pena ter uma loja virtual?

Vale a pena ter uma loja virtual?

E-commerce ou loja virtual, nada mais é que um comércio eletrônico, ou seja, toda modalidade de transação comercial de compra

Precisando de um SITE?!

Nós fazemos para você! Informe o quê você precisa abaixo para verificar como podemos ajudar.